Expedição Vida Silvestre reintegra macacos-prego e outras espécies na natureza
15 de maio de 2025 - 10:16
O Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Proteção Animal (Sepa), em parceria com o Ibama, a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), e o Instituto Pró-Silvestre, realizam a soltura de Macacos-prego, Periquitos-da-caatinga, Cancão, entre outras espécies, na zona rural do Ceará, na sexta-feira (16).
A atividade faz parte da terceira edição da Expedição Vida Silvestre, idealizada pelo IPS. A ideia da ação é levar animais vítimas de tráfico de volta à natureza, depois de um longo processo de reabilitação.
Os trabalhos englobam resgate, reabilitação ao habitat natural e soltura, sendo aplicadas também ações voltadas à educação ambiental dos moradores locais, além do monitoramento dos animais após a soltura.
Os macacos estão sendo reabilitados para voltar à natureza — dentre eles um filhote resgatado em 2022 — após reabilitação, explica Vitória Nunes, Bióloga Primatóloga, que integra a equipe da expedição. “Nós temos o primeiro juvenil, um filhote de 2022, ele vai ser solto agora. Eles já estão nesse gaiolão de aclimatação, e estão tendo uma interação muito positiva com o grupo selvagem”.
O recinto onde os animais estão alojados foi projetado para esse processo de readaptação, com áreas livres, ampla oferta de alimentos e água, espaço fechado para proteção nos dias de chuva e incentivo para troca de contato com macacos que já vivem livremente no local.