Secretaria da Proteção Animal celebra dois anos com mais de 100 mil atendimentos realizados no Ceará

31 de julho de 2025 - 13:03

“Consegui o cadastro e o atendimento foi maravilhoso, bom demais e espero que venham mais vezes”. Raimunda Nonata, tutora da cadelinha Xena, castrada em Pentecoste, é apenas um exemplo entre os mais de 100 mil atendimentos realizados pela Secretaria da Proteção Animal do Ceará (Sepa), que completa dois anos de atuação nesta quarta-feira (31).

A protetora Luzinete, de Juazeiro do Norte, também celebrou os avanços: “Estou aqui castrando mais uma cachorrinha em situação de rua que foi recolhida. É uma castração segura e o atendimento, do começo ao fim, é bem atencioso.”

Desde sua criação, a Sepa oferece atendimento gratuito para cães, gatos e animais silvestres. Até julho de 2025, foram realizadas 27 mil castrações, 67 mil encoleiramentos antiparasitários, 14 mil vacinações antirrábicas e 39 mil consultas e assistências veterinárias, alcançando comunidades antes desassistidas em todas as regiões do Ceará.

Com o Pet Ceará Móvel, programa itinerante da secretaria, os serviços chegaram a 23 bairros da capital e 18 municípios do interior, facilitando o acesso de tutores e protetores aos atendimentos gratuitos. A iniciativa, que inclui ações como castração, vacinação, consultas e microchipagem, têm impacto direto na redução do abandono e no controle populacional de animais.

Para o Secretário da Proteção Animal, Erich Douglas, o bem-estar animal está ligado à saúde coletiva: “Cuidar dos animais é cuidar das famílias. Com os nossos programas, como o Pet Ceará Móvel e o Giro Pet Ceará, levamos saúde e dignidade para todas as regiões, promovendo bem-estar e fortalecendo a saúde pública no Ceará”, elucida.

 

Capacitação e fortalecimento da rede protetora

Outro destaque foi o programa Capacita Pet Ceará, que formou 769 pessoas em 66 turmas, com foco na qualificação de protetores, agentes públicos, ONGs e interessados nas áreas de cuidado, legislação e políticas públicas de proteção animal. O projeto continua sendo expandido com novas turmas na Capital e no interior.

Apoio financeiro e articulação com a sociedade civil

A Secretaria também impulsionou ações em parceria com organizações da sociedade civil, com R$ 822 mil repassados a ONGs credenciadas por meio do edital Pata Ceará. O programa oferece suporte financeiro para custeio de alimentação, medicação e manutenção sanitária de abrigos que acolhem animais em situação de vulnerabilidade.

Proteção da fauna silvestre

Além dos cuidados com cães e gatos, a Sepa desenvolve ações voltadas à fauna silvestre. Em parceria com o Instituto Pró-Silvestre, mais de 200 ações com animais silvestres foram realizadas, incluindo resgates, reabilitações e solturas em áreas de ocorrência natural das espécies.