Sepa participa de reunião final sobre o Painel Dinâmico de Combate à Violência Contra os Animais

6 de novembro de 2025 - 13:56

A Secretaria da Proteção Animal do Estado do Ceará participou, na terça-feira (4), da reunião de alinhamento final sobre o Painel Dinâmico de Combate à Violência Contra os Animais, ferramenta desenvolvida em parceria com a Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública do Ceará (Supesp). O encontro foi conduzido pela superintendente da Supesp, Dra. Juliana Barroso, e marcou mais um passo importante na integração de dados e fortalecimento das ações de proteção animal no Ceará.

A Sepa foi representada pelo secretário executivo de Planejamento e Gestão, Marcos Andrade Júnior, pela assessora especial e coordenadora de Programas Institucionais, Sheirle Martins, pelo coordenador de Desenvolvimento Institucional e Planejamento (CODIP), Paulo Barbosa, e pela coordenadora da Assessoria Jurídica (ASJUR), Thaís Uchôa.

Durante a reunião, foram apresentados os últimos ajustes técnicos do painel, que tem como objetivo mapear e monitorar os casos de maus-tratos a animais domésticos, silvestres e de grande porte em todo o estado. A ferramenta também busca facilitar o acesso da população às informações e aos canais de denúncia, fortalecendo a atuação integrada entre a Sepa e a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).

Segundo o secretário executivo Marcos Andrade Júnior, o painel representa um avanço significativo no combate à violência animal. “Essa iniciativa vai permitir que possamos atuar de forma mais direta e estratégica, identificando as áreas com maior incidência de denúncias e aprimorando as respostas do poder público. É um passo essencial para aprimorar as políticas de proteção animal em todo o Ceará”, destacou.

De acordo com gestor público, a população sofre dificuldades para fazer denúncias junto a delegacias: “Nós temos um grande problema hoje na questão das notificações no interior, onde as pessoas, muitas vezes por falta de conhecimento, não conseguem fazer essas notificações, junto às delegacias, junto aos telefones de denúncia”, afirmou o secretário. Marcos Andrade ressaltou a inclusão dos dados para animais de grande porte que sofrem com violência principalmente na região do interior.

A superintendente Juliana Barroso reforçou o papel da tecnologia como aliada no enfrentamento a esse tipo de crime. “A Supesp reafirma seu compromisso de produzir e integrar dados que contribuam para a prevenção e o combate à criminalidade, inclusive contra os animais”, pontuou.


O Painel Dinâmico de Combate à Violência Contra os Animais será o quarto painel lançado pela Supesp, consolidando a transparência e o uso estratégico de dados na segurança pública. Para a Sepa, trata-se de uma conquista que amplia a capacidade de análise, resposta e prevenção dos casos de maus-tratos, consolidando o Ceará como referência nacional na defesa da causa animal.